Governo cria mecanismo de 20 ME para contratar investigadores

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior criou um mecanismo de financiamento para apoiar a contratação de doutorados para a carreira de investigação científica em instituições de ensino superior (IES) públicas com uma dotação de 20 milhões de euros. O Governo encontra-se já a discutir com as instituições de ensino superior públicas os critérios de atribuição do financiamento

A distribuição dos montantes previstos nesta linha de financiamento para apoiar a contratação de investigadores será alocada às IES públicas, para reforço das suas dotações orçamentais para 2024 e exclusivamente para a contratação por tempo indeterminado de investigadores.

O montante por IES será proporcional ao número de investigadores contratados por estas, incluindo aqueles contratos através das entidades subsidiárias de direito privado constituídas ou participadas pela IES em causa, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, na redação atual, no âmbito de contratos programa com a FCT, cujos contratos chegam ao seu termo em 2024, 2025 e 2026.

Em comunicado, o ministério do Ensino Superior esclarece que “são elegíveis para financiamento todos os concursos para a carreira de investigador cujos procedimentos — através da publicação dos respetivos editais — se tenham iniciado a partir de 31 de julho de 2023 e até ao final do primeiro semestre de 2024”. “No caso dos contratos iniciados antes de 1 de janeiro de 2024, o financiamento apenas de verificará a partir desta data”, acrescenta.

O objetivo, diz o Governo, é “promover a estabilidade laboral de doutorados” e “aproximar o sistema de ensino superior e o sistema científico”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Pérola Negra
NO AR Pérola Negra A seguir: O Baile dos Bombeiros às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv