Governo avança com Plano para a Literacia Mediática para combater desinformação

O ministro da Cultura anunciou, esta quinta-feira, em Braga, a criação do Plano Nacional para a Literacia Mediática.
De acordo com Pedro Adão e Silva, o novo plano contará com uma dotação financeira de cerca de meio milhão de euros e o plano de atividades para os próximos anos será apresentado no espaço de três meses.
De acordo com o ministro, o foco deve estar “não apenas na população em idade escolar, mas no conjunto da população, porque muitas pessoas que não são nativos digitais estão mais expostas a noticias falsas”. O governante considera importante mostrar “como decorre a produção de informação, os critérios e o escrutínio utilizados”.
Apesar da desinformação não ser de agora, “há hoje contornos novos na forma como a desinformação é disseminada e desde logo, é preciso uma consciência desses mecanismos”. “De facto, a desinformação está muito associada ao discurso de ódio que se manifesta nos temas da igualdade, do racismo, e no desporto e são tudo dimensões que vão ser tratadas no quadro do Plano Nacional para a Literacia Mediática, porque há, de facto aspetos e domínios da nossa vida coletiva, onde a desinformação e a escassas competências na literacia mediática ajudam a explicar o discurso de ódio, como acontece, por exemplo, no desporto, onde isso é particularmente verdade”, frisou Pedro Adão e Silva.
O Governo defende a “integração da educação para os media nos currículos escolares, desde os primeiros níveis de ensino”, sendo que um dos “desafios deste Plano é estimular a criação de clube de rádio, cinema, jornais escolares, produção de reportagenjns audiovisuais ou documentários nas escolas ou outras associações, porque é isso que vai dar uma noção concreta às pessoas de como se faz”.
Pedro Adão e Silva não tem dúvidas de que “as pessoas acreditam pouco nas instituições, nos jornalistas, universidades, associações, partidos, entidades patronais e sindicais, e igrejas”.
“Há um declínio generalizado e precisamos de contrariar isso, promovendo as parcerias com as escolas, órgãos de comunicação social e organizações que atuam a nível local”, referiu ainda o ministro, lembrando a importância do Plano Nacional de Literacia Mediática, numa época marcada pelos populismos.
