Governo autoriza 8ME para variante à EN14 e nova ponte sobre o AVE até 2024

De acordo com a portaria publicada, esta quinta-feira, 2 de agosto, em Diário da República, o Ministério das Infraestruturas autorizou a realização de despesa, até oito milhões de euros, que deve ser realizada nos próximos três anos, para o troço entre Santana e Trofa da variante à Estrada Nacional 14, que liga Vila Nova de Famalicão à Maia.
No próximo ano, a despesa pode ir até pouco mais de 457 mil euros, estando a maior parte do investimento autorizada para 2023, com cerca de 4,7 milhões de euros, e, por fim, em 2024, 2,8 milhões.
Tal como o primeiro-ministro, António Costa, já havia anunciado, o investimento para esta infraestrutura há muito reivindicada integra o Plano de Recuperação e Resiliência.
A nova ponte será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte e a variante pretende eliminar os constrangimentos no atravessamento do centro urbano da Trofa.
O projeto prevê também a construção de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e um conjunto de restabelecimentos desnivelados para garantia da mobilidade das populações.
