Governo aprova transferência da propriedade das Convertidas para a CIM Cávado

Foi dado um passo decisivo para que o Recolhimento das Convertidas possa ser requalificado através de um projeto do município de Braga. O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a proposta de permuta entre o Estado central e a Comunidade Intermunicipal do Cávado. O pedido foi feito há uma década e foi desbloqueado esta quinta-feira, dia 7 de agosto.

Não se trata apenas daquele imóvel, outros equipamentos e terrenos seguem o mesmo caminho: o Museu dos Biscainhos passa para a posse do estado central, e na posse da CIM Cávado passam a constar o Recolhimento das Convertidas, a antiga escola D. Luís de Castro, os terrenos para a Unidade de Saúde Campus de Vilar, assim como o edifício sede da CIM Cávado.


Contactado pela RUM, o presidente da CIM Cávada regozija-se com esta conquista já que há dez anos que este processo se arrastava. “Recebi a notícia com enormíssima alegria, porque é um processo que se arrasta há praticamente uma década”, começa por afirmar. Os ativos identificados pela CIM Cávado receberam finalmente luz verde do governo. 


Ricardo Rio lamenta, no entanto, que o processo tenha sido arrastado por tanto tempo, assinalando “avaliações, interpelações e o envolvimento de muitos responsáveis” até à sua conclusão notando que se trata de um conjunto de ativos “estratégicos para desenvolver diversos projetos no território”. “Terá que ser o próximo executivo municipal a tomar opções sobre qual o destino a dar a esses espaços, qual a forma de garantir financiamento de qualquer projeto, mas a possibilidade de termos a liberdade de opção e de gestão desses espaços é por si só uma excelente notícia”, assinala.


Notícia atualizada às 17h00

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Music Hal às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv