gnration inaugura exposição com obras históricas de Antoni Muntadas sobre a cultura televisiva

O gnration acolhe a partir deste sábado três obras históricas do artista catalão Antoni Muntadas, no contexto do projeto expositivo Zapping: Televisão como cultura e contracultura. A mostra fica patente até 18 de abril no espaço bracarense.
Com curadoria de Paula Pinto, Alexandra Areias, Joaquim Moreno e Vera Carmo, a iniciativa propõe uma leitura crítica da televisão enquanto fenómeno sociotécnico, cultural e político, cruzando a história dos programas culturais da RTP com obras de artistas que, desde a década de 1950, têm trabalhado com, sobre ou para o meio televisivo, explorando-o tanto como veículo de cultura como de contracultura.
Com entrada gratuita, a exposição em Braga reúne as obras Confrontations T.V. (1974), La Televisión (1980) e TVE: Primer Intento (1989). Antoni Muntadas, considerado figura incontornável da arte contemporânea no que respeita à análise crítica dos media, tem investigado os mecanismos de produção, circulação e controlo da informação, com particular foco na televisão enquanto dispositivo de poder e construção de narrativas.
tertúlias propõem reflexão crítica sobre a forma como a televisão representa e influencia diferentes áreas da vida cultural e social
No gnration, a exposição será acompanhada por uma série de ‘Interrupções ao Vivo’, um ciclo de quatro conversas e visionamentos comentados a partir de programas históricos da RTP.
A primeira sessão, dedicada à ‘Música na Televisão‘, a 17 de janeiro, centra-se nos programas de Cândido Lima, na RTP. Vai contar com a presença do compositor, que estará acompanhado do professor Pedro Junqueira Maia.
A 21 de fevereiro, decorre a segunda sessão, sobre ‘Arquitetura na Televisão’ e conta com intervenções de Alexandra Areia. A terceira sessão aborda a ‘Televisão na escola, a educação na televisão e a escola em casa’, a 28 de fevereiro, e será orientada por Joaquim Moreno. A última sessão, dedicada à ‘Educação Infantil na Televisão’, decorre a 21 de março, com Ana Bigotte Vieira.
