GNR sinalizou mais de 10 mil terrenos por falta de limpeza. Distrito de Braga com 652 casos

A GNR sinalizou 10.417 terrenos em Portugal por falta de gestão de combustível até ao final de abril, no âmbito da Campanha Floresta Segura 2025. A operação visa prevenir incêndios florestais através da redução de material vegetal e lenhoso em zonas rurais, sobretudo junto a habitações e povoações.

No distrito de Braga, foram sinalizados 652 terrenos, número que coloca a região a meio da tabela nacional. Os distritos com mais sinalizações foram Leiria (2.606), Bragança (1.162) e Santarém (941). Por outro lado, Braga surge com mais ocorrências do que distritos como Lisboa (259), Faro (260) e Vila Real (280), mas abaixo de Aveiro (464), Viana do Castelo (379) e Castelo Branco (657).

O diretor do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), Ricardo Vaz Alves, explicou que, embora o prazo legal para limpeza termine a 31 de maio, a GNR está a aplicar alguma tolerância, especialmente devido à falta de empresas especializadas disponíveis no mercado. Ainda assim, a partir de junho, os proprietários que não cumprirem com a obrigação arriscam coimas.

Em 2024, os dados indicam um esforço crescente da população em cumprir com a limpeza dos terrenos. “Notamos claramente que houve um esforço maior por parte do cidadão para regularizar todas as situações”, afirmou Ricardo Vaz Alves à Lusa.

Apesar de as ações se centrarem na sensibilização, no ano passado foram aplicados mais de 2.200 autos de contraordenação por falta de gestão de combustível. Este ano, até 18 de maio, já foram registados 36 autos por queimadas ilegais e 100 por queimas de amontoados e fogueiras, além de 19 detenções por crimes de incêndio florestal e 186 pessoas identificadas.

A GNR reforça o apelo para que proprietários, arrendatários e usufrutuários de terrenos próximos de zonas rurais façam a gestão adequada de combustível e optem por métodos alternativos à queima de sobrantes, como a biotrituração ou a incorporação nos solos, para reduzir o risco de incêndios.

c/Lusa

Partilhe esta notícia
Ariana Azevedo
Ariana Azevedo

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv