‘Braga Natural’ coloca “preservação da biodiversidade” no centro das atenções

O vereador do Ambiente destaca a importância de concursos como o ‘Braga Natural’ para a divulgação da flora e da fauna do concelho. O prémios referentes à última edição foram entregues esta terça-feira, no salão nobre da Câmara Municipal.
Altino Bessa enaltece a relevância destes projetos para a transmissão da mensagem da “preservação da biodiversidade do território bracarense e de tudo o que envolve”, nomeadamente “a água, as preocupações com as alterações climáticas, a qualidade da água dos rios ou a pouição atmosférica”.
Já Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, salienta a importância da salvaguarda e da valorização do património natural da cidade. “Dar a conhecer aos bracareneses o próprio território” é uma das ambições destas iniciativas. “Há tanto por descobrir. Se calhar, estamos disponíveis para fazer centenas de quilómetros para visitar espaços com estas características que temos à porta de casa”, complementa.
No total participaram 28 pessoas, com 213 fotografias. ‘Gineta ao luar’, de João Manuel Araújo Ferreira, foi a vencedora. A imagem do mamífero, envolvido por uma paisagem noturna, foi captada em Sequeira.
Habituado a participar em iniciativas semelhantes, mostra-se “feliz com o resultado” e não esconde que este tem um sabor especial por ser “atribuído pelo município onde vive”. Em segundo lugar ficou ‘Vaca loura’, de Bruno Araújo, e em terceiro ‘Flor’, de Carlos Miguel Silva.
Algumas fotografias deste concurso podem ser vistas num livro mais abrangente, que, de acordo com Altino Bessa, será “lançado em breve” e que vai “mostrar muito daquilo que é a fauna e a flora, a biodiversidade do concelho”.
