Galiza coloca Portugal entre países de “alto risco”. Quem visita terá de se registar

A Galiza divulgou, na manhã desta terça-feira, uma lista de países e territórios cujos viajantes estarão obrigados a informar as autoridades de saúde da sua chegada à região. Portugal está entre os “países de alto risco”, já que a “incidência acumulada de casos de covid-19 por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias é 3,5 vezes superior à registada na comunidade autónoma da Galiza” a 23 de Julho.
Segundo os dados desta segunda-feira do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a incidência em território português nos últimos 14 dias (entre 14 e 27 de Julho) foi de 35,5 casos por cada 100 mil habitantes e, segundo refere o governo regional (xunta) em comunicado, a Galiza é a “segunda comunidade autónoma de Espanha com menor incidência acumulada nos últimos 14 dias”.
Segundo o jornal Faro de Vigo, o critério galego abrange cinco regiões autónomas espanholas (Aragão, Catalunha, Navarra, País Basco e La Rioja) e cerca de 137 países da Europa, América e África. Esta lista será actualizada a cada 15 dias.
*Público
