Fundo de Apoio Social poderá ser acionado para ajudar alunos ucranianos

A Universidade do Minho vai estudar a possibilidade de utilizar o Fundo de Apoio Social (FAS) para ajudar estudantes ucranianos em dificuldades. A sugestão foi apresentada ao Conselho Geral, esta sexta-feira, pelo conselheiro eleito pelos alunos da academia minhota Duarte Lopes.
O FAS é uma prestação de natureza financeira atribuída a fundo perdido, isenta de quaisquer taxas, que se destina a colmatar situações pontuais decorrentes de contingências ou dificuldades económico-sociais dos estudantes, evitando o insucesso e abandono escolares, que não possam ser convenientemente colmatadas no âmbito dos apoios atribuídos através da ação social escolar do Ensino Superior.
Em resposta, o reitor Rui Vieira de Castro declara “apoiar totalmente a ideia” que poderá ser fundamental para encontrar mecanismos de apoio a estudantes que fiquem em situação crítica, o que é muito provável que venha a ocorrer.
Quando questionado sobre se a UMinho está disponível para acolher estudantes provenientes da Ucrânia, o responsável máximo da academia minhota voltou a referir que sim. Recorde-se que aos microfones da Universitária o responsável já havia avançado que a instituição poderá vir a receber algumas dezenas de estudantes de nacionalidade ucraniana no âmbito da Plataforma de Apoio a Estudantes em Países de Risco.
Contudo, Rui Vieira de Castro frisou que gostaria que esta fosse uma decisão “enquadrada numa posição mais geral do Conselho de Reitores das academias portuguesas” que irá reunir já na próxima terça-feira, 8 de março.
A UMinho já expressou publicamente a sua solidariedade com o povo ucraniano. Além disso, a instituição alerta para a situação específica dos estudantes russos e bielorussos que se encontram na UMinho e devem ser considerados e protegidos.
A academia tem vindo a entrar em contacto com todos os estudantes da UMinho com estas nacionalidades no sentido de “avaliar necessidades de apoio”. Foi aberto um canal de comunicação com a instituição para reportar situações gravosas.
Brevemente também o Conselho Geral da UMinho irá publicar um voto de solidariedade para com o povo ucraniano.
