´Fórum Desporto` debate financiamento, arbitragem e planeamento

O financiamento, arbitragem e planeamento no desporto vão ser alvo de um debate na Junta de Freguesia da Sé. A iniciativa “Fórum Desporto”, agendada para esta sexta-feira, 17 de novembro, pelas 21h00, surgiu da parte de um freguês da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade que foi acolhida pela junta. A entrada é livre.

Na apresentação do evento, Jorge Silva, mentor do ´Fórum Desporto`, frisa a importância de discutir e dar voz aos problemas que as várias modalidades enfrentam. Para Jorge Silva esta é uma forma de “chamar a população” a participar no debate sobre a situação atual do desporto.

A programação conta com Rui Pereira que irá falar sobre ´Liderança e coordenação`, Tiago Bonjardim irá abordar o tema da ´arbitragem: desafios e futuro`, já o último painel será dedicado ao ´financiamento` que irá juntar a vereador com o pelouro do desporto no Município de Braga, Sameiro Araújo, e o presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Luís Pedroso.

Para o autarca, que participou no lançamento da iniciativa, o Estado deveria ter um papel mais interventivo, de modo a facilitar aos cidadãos o acesso ao desporto e, simultaneamente, contribuir para uma menor asfixia da parte das coletividades. De acordo com Luís Pedroso a pandemia veio condicionar a atividade de várias associações, sendo que algumas não regressaram ao ativo.

Outros dos problemas elencados pelo presidente desta união de freguesias estão relacionados quer com a falta de pavilhões desportivos na cidade quer com a falta de divulgação de linhas de financiamento por parte, por exemplo, do IPDJ. “Muitas vezes não esgota o orçamento que tem para as iniciativas”, refere.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
SS 22
NO AR SS 22 A seguir: Sem Regras às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv