Forças de segurança venezuelanas mataram 121 pessoas em janeiro

A imprensa venezuelana divulgou hoje dados nos quais se aponta que as Forças de Ações Especiais (FAES) da Venezuela, assassinaram, 121 pessoas durante o mês de Janeiro, quase quatro vezes mais que em Dezembro de 2019.

“As FAES começaram o 2020 matando quase quatro vezes mais que em Dezembro. As FAES retomaram fortemente a sua actividade letal em janeiro de 2020 e foram responsáveis pela morte de 121 cidadãos em comparação com as 31 pessoas que morreram pelas mãos dessa força policial em dezembro de 2019”, explica o jornal venezuelano Tal e Qual.

O jornal explica que o maior número de “execuções” tiveram lugar no estado de Zúlia (24), seguindo-se Lara (18), Miranda (16) Barinas (9), o Distrito Capital (8), Arágua (7), Anzoátegui e Carabobo (cada um com 6) , Nova Esparta e Yaracuy (cada um com 5), Bolívar e Mérida (4 cada um), Portuguesa e Falcón (3 cada), Táchira (2) e Vargas (1).

Segundo o Tal e Qual, o número de “execuções” de cidadãos tinha diminuído depois de em Julho de 2019 a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michele Bachelet ter questionado, num relatório a “surpreendente elevada” proporção de alegadas execuções extrajudiciais cometidas pelas FAES.

“Aparentemente, o efeito Bachelet começa a perder força, como pode ser visto na recopilação de informação feita por diferentes meios digitais em toda a Venezuela”, explica.

Segundo o Tal e Qual, “o padrão de atuação” das FAES “continua a ser o mesmo: nos confrontos, nenhuma pessoa fica ferida, todas morrem” e as que são levadas para os hospitais “tampouco sobrevivem”.

“Em Janeiro de 2020 todos os mortos foram homens”, precisa.

A média de idade dos falecidos oscila entre os 27 e os 40 anos.

Segundo o relatório divulgado em Julho de 2019 pela ONU, em 2018 registaram-se 5.287 mortos na Venezuela por alegada “resistência à autoridade”, durante atuações das FAES.

Entre Janeiro e maior de 2019 outras 1.569 pessoas foram assassinadas pelas forças de segurança, um número que várias outras fontes dizem poderá ter sido ainda maior.

Lusa

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv