“Foi aberta uma importante porta de colaboração com nova ministra”

O reitor da Universidade do Minho acredita que foi aberta uma importante porta de colaboração com a nova Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Na semana passada, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) reuniu pela primeira vez com a responsável numa conversa que Rui Vieira de Castro descreve como “aberta e franca” sobre os principais desafios que se colocam quer ao ensino superior quer à investigação.
Segundo o responsável máximo da academia minhota parece haver abertura para a revisão de documentos estruturantes do setor, tais como, o Regime Jurídico das academias, os estatutos de carreira e a lei de grau e diplomas.
No que toca a matérias de financiamento estará em cima da mesa uma possível “ponderação da inclusão das instituições de ensino superior e investigação no perímetro da consolidação orçamental”, nomeadamente das universidades em regime fundacional.
Rui Vieira de Castro deixou ainda críticas à falta de estímulos à internacionalização. “A generalidade dos países da Europa investiu fortemente no apoio às instituições para promover a integração nas alianças europeias de investigação e em Portugal nada disso aconteceu”, declara.
