Florestar Braga já ofereceu um total de 30 mil árvores

O Município de Braga está a desafiar as escolas, empresas, IPSS, e os bracarenses no geral a participar na 7ª edição do programa “Florestar Braga”. Até 9 de Novembro, os interessados podem inscrever-se através do email ambiente@cm-braga.pt.
Desde 2014, já foram oferecidas “30 mil árvores à população e milhares de granadas com sementes de espécies da região”, o que segundo o vereador com o pelouro do ambiente, Altino Bessa, tem contribuído para a criação de “pequenos pulmões” na cidade dos arcebispos.
No dia 23 de Novembro é assinalado o Dia da Floresta Autóctone e o Município de Braga pretende marcar a data, uma vez mais, com a plantação de árvores que estão armazenadas no horto, logo os interessados em fazer parte desta acção têm de realizar a sua inscrição até ao dia 9 de Novembro. Desta forma, caso seja necessário, a autarquia irá adquirir mais espécies.
Para os locais que foram, este ano, atingidos por fogos florestais serão utilizadas “granadas de sementes”. Uma técnica em que as sementes estão envoltas em argila.
Ao longo das sete edições do Programa Florestar Braga foram já lançadas 5 mil granadas de sementes por escolas que aderiram a este projecto no concelho. A maior parte na zona da Falperra.
Altino Bessa recorda que no futuro serão abatidas algumas árvores na cidade, uma vez que não têm condições fitossanitárias. Aos microfones da Universitária o vereador garante que “por cada árvore cortada a autarquia irá plantar três”, sempre que o local em questão permita.
