Firmino Marques destaca dedicação dos Minilares Bomfim às crianças institucionalizadas

O deputado do PSD, Firmino Marques, visitou, esta segunda-feira, os Minilares e o Conservatório Bomfim. A visita integrou uma iniciativa do grupo parlamentar, que antecipou o dia mundial da criança, assinalado esta terça-feira, e pretende “chamar a atenção para a necessidade de se desenvolverem, cada vez mais, políticas públicas integradas que permitam o reforço do acesso aos serviços e aos equipamentos de apoio à família, em particular de apoio à infância, de forma a alavancar a tão desejada renovação geracional”.
Em Braga, “cerca de 10 crianças” encontram-se institucionalizadas nos Minilares Bomfim. Depois da visita, Firmino Marques destacou “a dedicação e o interesse das instituições para dar as melhores condições a todas as crianças, em particular às que estão institucionalizadas”. “Em muitos casos substituem-se às famílias”, referiu ainda.
Na Fundação Bomfim, Firmino Marques revela que “a ida para a escola era muito sentida de forma familiar, como se estivessem a ir de casa, e isso traduz o empenho das instituições na dedicação, entrega e no passar para as crianças o conceito de família”.
Em muitas circunstâncias, estas casas de acolhimento “encurtam as distâncias e tentam a integração dessas crianças junto do seus meios naturais, que são as famílias”.
O carinho que ali recebem, garante, é “de uma forma tão próxima como o é em casa”.
“Há muito caminho a percorrer para a integração destas crianças, desde logo, criar condições, ao nível da economia, meios e recursos para enfrentar as dificuldades, tem que haver, por exemplo, melhor emprego”, finalizou.
O grupo parlamentar do PSD assinala o Dia da Criança com várias visitas temáticas. Firmino Marques visitou, esta manhã, os Minilares e o Conservatório Bomfim, em Braga.
Na cidade vizinha, Famalicão, Jorge Paulo Oliveira esteve no Centro de Acolhimento Temporário da Associação Teatro Construção. André Coelho Lima e Emídio Guerreiro passaram pelo Lar de Santa Estefânia, na cidade berço, e Carlos Reis visitou a Obra Social Franciscana Missionária de Maria – “O Viveiro”, em Arcozelo – Barcelos
