Fique “Quietinho em casa”, receba as suas compras e ajude o comércio local

Em tempos de pandemia começamos a habituar-nos ao aparecimento de ideias inovadoras que procuram contribuir para minimizar as deslocações dos portugueses até para a compra de bens essenciais. Há quem saia uma vez por semana para compras de supermercado em grandes superfícies, há quem o faça de quinze em quinze dias e também quem continue a passar na mercearia do bairro para comprar bens essenciais. Mas agora, uma nova plataforma pode servir para que fique ainda mais isolado, para que se proteja a si e aos outros e para que compre àqueles que nesta altura mais têm sido afectados pela pandemia, os pequenos comerciantes.
Muitos estão de portas fechadas, outros estão abertos mas podem ser menos procurados porque os espaços são mais pequenos e o sentimento de insegurança pode ser maior. Com a plataforma ‘Quietinho em casa’ já é possível fazer as encomendas do que mais precisa no comércio local e esperar que lhas entreguem à porta. Braga é a cidade piloto para uma experiência deste tipo, na plataforma criada recentemente pelo movimento tech4COVID19, gerido por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa que está a criar soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar os desafios lançados pela pandemia.
Bárbara Campelo explica que com a preocupação de convencer os pais e avós a ficar em casa, surgiu a ideia. “Foi dessa preocupação que surgiu a ideia de encontrar uma solução que trouxesse a conveniência das compras online para todas as gerações e com a mesma facilidade. Através de tutoriais explicativos, o quietinho em casa ensina as pessoas a fazerem as suas compras online”, refere.
Identificadas as preocupações dos comerciantes da região, a Startup Braga foi chamada a dar uma ajuda à Associação Comercial de Braga. “A ACB contactou a Startup Braga para identificarmos um projecto que fosse ao encontro deste problema: mitigar o impacto desta situação no comércio local”, conta à RUM Luís Rodrigues, director executivo da Startup Braga. Os promotores da plataforma foram depois desafiados a desenhar um piloto na cidade de Braga.
“Prestam um serviço à comunidade, acorrem a esta necessidade das populações, mas é também uma oportunidade dos comerciantes locais darem os primeiros passos na transição para o digital”, explica Luís Rodrigues. Foi extraordinária a aceitação que o desafio mereceu e a celeridade com que este piloto avançou”, acrescenta.
CONSULTAR A PLATAFORMA ‘QUIETINHO EM CASA’ – BRAGA
O projecto ‘Quietinho em Casa nasceu do movimento recém-criado Tech4Covid. A plataforma reúne informação sobre o comércio com entregas ao domicílio, explicando de que forma podem os serviços ser utilizados. Farmácias, supermercados e restaurantes são alguns dos estabelecimentos que fazem parte do agregador de espaços comerciais de primeira necessidade com entregas ao domicílio.
Em Braga, este desenho piloto é dedicado exclusicamente ao comércio local. Já com vários estabelecimentos associados, o objectivo passa também por fazer crescer esta comunidade, disponibilizando uma oferta mais diversificada aos consumidores e contribuindo para que mais comerciantes locais consigam algum encaixe financeiro nesta fase mais crítica.
Para já são 53 os comerciantes bracarenses registados, mas o objectivo é ter muitos mais. “Mesmo com as actuais limitações, importa manter a actividade económica, assim sejam salvaguardadas as condições de segurança para profissionais e clientes, pelo que o comércio online se revela uma excelente solução, em linha com as medidas tomadas desde a primeira hora pelo Município”, defende Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.
“Esta parceria pretende criar uma alternativa, credível e fiável, à grande distribuição para compras com entregas ao domicílio. Acreditamos que com esta plataforma estamos a fomentar um comportamento socialmente responsável de toda a comunidade com o comércio local”, defende Rui Marques, director geral da ACB, que reconhece no Quietinho em Casa uma boa opção, tanto para os comerciantes como para os consumidores.
O Quietinho em Casa, além de facilitar a pesquisa por segmentação dos espaços comerciais com entrega ao domicílio, disponibiliza vídeos tutoriais dos principais serviços de entrega, de forma a massificar a utilização da plataforma, eliminando barreiras associadas, muitas vezes, à pouca prática dos consumidores com compras online.
