FIO leva quatro óperas a Braga e Barcelos em setembro

O Festival Informal de Ópera (FIO) regressa a Braga, a 14 e 15 de setembro, e, à segunda edição, acrescenta Barcelos ao programa. 

Idealizado por uma associação de artistas em colaboração com a Sinfonietta de Braga, o evento passará, a 14 de setembro, respetivamente, pelo Museu Nogueira da Silva e do Museu dos Biscainhos, onde serão apresentadas, às 18h30, as óperas “O Concílio Celeste”, com música de Fátima Fonte, texto de Patrícia Portela e encenação de Sónia Batista, e, às 21h30, “Maria Magola”, com música de Francisco Fontes, texto de Marta Pais de Oliveira e encenação de Daniela Cruz. 


No dia seguinte, a ópera passa pelo Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho e pelo Auditório Adelina Caravana no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Nestes locais, serão apresentadas “Oráculos & Ladainhas”, às 18h30, com música de Sofia Sousa Rocha, texto de Tiago Schwäbl e encenação de António Torres, e “In(opeRA)VEL”,  às 21h30, com música de Sara Ross, texto de Tiago Schwäbl e encenação de Joana Providência.


Em Barcelos, a 22 e 23 de setembro, as quatro óperas terão como palco o Theatro Gil Vicente.

Na primeira edição, realizada em 2021, passaram pelo FIO mais de meia centena de pessoas, um número que Francisco Fontes, membro da direção artística, espera bater este ano.

O preço dos bilhetes varia entre os 5,50€ e os 9€ e os ingressos podem ser adquiridos aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv