Fim-de-semana de encerramentos nas urgências do Hospital de Braga

A situação nas urgências do Hospital de Braga pode agravar-se este fim-de-semana devido aos constrangimentos nas unidades hospitalares da região.
De acordo com os dados divulgados pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, o Hospital de Braga não conseguiu completar as escalas para os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia durante as 24h00 de sexta-feira, 29 de dezembro, sendo as doentes direcionadas para a Unidade Hospitalar de Famalicão, para o Hospital de Guimarães, para a Unidade Hospitalar de Viana do Castelo e para o hospital de São João, no Porto.
Na Unidade Hospitalar de Famalicão e Guimarães, os constrangimentos serão ao nível do serviço de cirurgia geral na noite de sábado, 30 de dezembro. Já no Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, os serviços de pediatria e ortopedia estarão condicionados no período da noite de sexta-feira e sábado. Quanto a cirurgia geral estará sempre condicionada. Para Braga vão os utentes de pediatria e ortopedia.
O diretor do serviço de urgência do Hospital de Braga, Arnaldo Pires, aconselha os doentes, antes de se deslocarem para uma urgência hospitalar, a ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) ou priorizar os centros de saúde. O serviço de Medicina Interna deverá ser o mais afetado, devido ao pico de casos de infeção respiratória.
O responsável avança à RUM que têm chegado doentes ao Hospital de Braga oriundos de Ponte de Lima, Monção e Viana do Castelo. Situação que poderá voltar a repetir-se no último fim-de-semana de 2023.
