Filho de emigrante famalicense estreia-se na Champions. “Só falta chegar à selecção”

É luso-francês, vai capitanear uma equipa da Liga dos Campeões e sonha com a chamada à selecção portuguesa de futebol. Filho de um emigrante famalicense natural de Oliveira Santa Maria, aos 32 anos, Damien da Silva ainda mantém a esperança de ser convocado por Fernando Santos.

Depois de ter feito grande parte da formação no Bordéus, o defesa-central iniciou a carreira como sénior no terceiro escalão francês, seguindo-se cerca de uma década nos escalões secundários, repartida por Chamois Niortais, Châteauroux, Rouen e Clermont.

Olhando para o passado, o atleta que se estreou na Ligue 1 pelo Caen, em 2014/2015, confessa, em entrevista à RUM, que “não pensava que um dia ia jogar a Liga dos Campeões”. “A minha carreira foi sempre em progressão e o que tenho alcançado é fruto do meu trabalho e empenho”, aponta as razões para o sucesso.

O caminho na principal competição de clubes a nível europeu arranca esta terça-feira, às 20 horas, com a recepção ao também estreante Krasnodar, da Rússia. No grupo E estão ainda os espanhóis do Sevilla e os ingleses do Chelsea. Damien da Silva adianta que o primeiro objectivo é “assegurar o terceiro lugar no confronto com a equipa russa”, dando o favoritismo do apuramento às outras duas formações. 


“Em relação aos restantes jogos, precisamos de nos superar. Sabemos que é complicado, mas no futebol tudo é possível. Vamos dar o máximo para fazer bons resultados”, perspectiva, acrescentando que a experiência acumulada na Liga Europa nas duas últimas épocas “pode ser importante, apesar de a exigência ser diferente”.

A nível doméstico, na última época, o Rennes atingiu a melhor classificação de sempre na Ligue 1, com o terceiro lugar, atrás de Paris Saint Germain (PSG) e de Olympique Marseille, depois de na temporada anterior ter conquistado a Taça de França. Este ano, à sétima jornada, a formação capitaneada por Damien da Silva encontra-se no segundo lugar, a par dos parisienses, com 15 pontos, a dois do líder Lille.


Independentemente do posicionamento actual, o atleta não acredita que é possível lutar pelo título porque existe uma equipa, o PSG, que tem “outras forças” e que “deverá ser novamente campeã”. No entanto, Damien da Silva ambiciona quebrar mais recordes, garantindo que o Rennes pode “fazer ainda melhor e chegar ao segundo lugar”.



A abordagem do FC Porto e o sonho de representar Portugal

Aos 32 anos e perto de terminar contrato – expira em Junho -, depois de uma carreira inteira no futebol francês, Damien da Silva assume o desejo de abraçar um projecto noutro país, especialmente em Portugal. “Como tenho família em Portugal, era como um sonho. Adoro o país e adoro o estilo de jogo que se pratica”, refere, confidenciando que, no passado, os seus representantes “falaram com o FC Porto, não tendo existido, no entanto, uma real proposta”.


As ligações à nação de onde o seu pai é natural podem não ficar por aqui. Pelo menos é esse o objectivo de Damien da Silva. Mais perto do fim da carreira do que do início, o luso-francês revela que “chegar à selecção portuguesa é o único sonho que falta alcançar”. Não sabendo se Fernando Santos está a par do seu percurso, Damien da Silva reconhece que é “um patamar muito elevado”, considerando, por isso, “difícil” alcancá-lo.

Se, por um lado, os exemplos dos internacionais Anthony Lopes e Raphael Guerreiro, por terem em comum o facto de serem filhos de emigrantes, dão alguma esperança, o capitão do Rennes lembra que os dois atletas já estão no radar da Federação Portuguesa de Futebol desde os sub-21. “A federação já os conhece há muito tempo. Não é o mesmo para mim. É diferente”, ressalva.


Nascido na cidade gaulesa de Talence, Damien da Silva representou os sub-19 de França. Sobre a eventualidade de ser convocado para a formação principal de ‘Les Bleus’, o defesa-central considera que seria “impossível de recusar”. Contudo, “por causa da idade e por existirem muitos jovens jogadores”, Damien da Silva descarta qualquer hipótese de ser chamado por Didier Deschamps. “Não acredito que isso vá acontecer”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv