Festival Música d´Ponte traz músicos de renome em programa totalmente gratuito

A 2ª edição do Festival Música d´Ponte traz, ao Altice FORUM Braga, artistas de renome nacional e internacional a custo zero para o espetador. A iniciativa, que decorre de 4 a 6 de junho, está inserida na programação da Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico.
O evento tem o desígnio de criar pontes entre as várias linguagens da cultura quer minhota quer galega.
Na apresentação do evento, esta quarta-feira na casa que irá acolher o festival, Dora Rodrigues frisou a ambição de “desmistificar” o conceito de música erudita fazendo, em simultâneo, emergir outros estilos musicais. A diretora artística do evento espera que esta parceria com o Município de Braga faça “respirar a cultura” neste processo de retoma.
Para a responsável, o evento é um “reconhecimento público” e, simultaneamente, uma “homenagem aos artistas” depois de tempos tão conturbados.
Já a vereadora com o pelouro da Cultura no Município de Braga, Lídia Dias, realçou que apesar de este ser um evento gratuito irá cumprir todas as normas de segurança e terá uma “programação de excelência”.
A vereadora congratulou a organização pelo facto de ter conseguido construir um programa de grande qualidade e envergadura unindo os vários mundos das artes desde o canto à dança, música e teatro.
Festival Música d´Ponte arranca e encerra com concerto dedicado ao Jazz.
Para Dora Rodrigues existem três concertos que enfatizam a ligação luso-galaica. Primeiramente, o concerto de abertura no dia 4 de junho, às 21h00, que une o trabalho da Orquestra de Jazz de Espinho e uma referência do jazz ibérico, Abe Rábade.
No dia 5 de junho às 21h00 o Grande Auditório do FORUM Braga recebe a pianista Isabel Perez Dobarro e a Orquestra Filarmónica de Braga.
Por último, a 6 de junho pelas 18h00, é apresentado o recital “O coração cortado às tiras…”, uma obra composta especialmente para o Festival pelo maestro e pianista João Paulo Santos. Além de trazer para palco a poesia luso-galaica a peça irá dar destaque às mulheres pela voz de Ana Franco e Ana Ferro.
O programa conta também com a presença da vencedora do galardão de Melhor Atriz de Teatro Musical em Inglaterra, Sofia Escobar, e Eudoro Grade que serão acompanhados pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins numa espécie de formação sobre cordofones, a partir das 16h00 de 5 de junho.
António Durães, Nuno Côrte-Real, Sofia Lourenço, Patrícia Ventura, Sónia Amaral, Ana Moreira da Silva, José Luís Peixoto, Miguel Amaral e Pedro Rodrigues são outros dos nomes que compõem o cartaz.
No próximo ano, a organização espera que regressar ao Parque da Ponte.
