Tributo a Zeca Afonso e Rosalía de Castro reforça laços entre Portugal/Galiza

O Theatro Circo recebe esta quarta-feira, às 21h30, um concerto comemorativo, inserido na 8ª edição do ‘Convergências’, o Festival Cultural Portugal/Galiza. No dia em que se assinala o aniversário da morte de Zeca Afonso e o nascimento de Rosalía de Castro, o grupo Canto D’aqui sobe ao palco da sala bracarense para um concerto de tributo aos dois autores.
A iniciativa do grupo Canto D’aqui, em parceria com o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho e com o apoio do Município de Braga, da Junta da Galiza e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, visa, segundo Jaime Torres, elemento da direção do grupo Canto D’aqui, “promover os laços que unem a Galiza e Portugal”. “Só as fronteiras nos separam porque até o rio é uma ponte que nos une”, sublinha.
Com a sonoridade e o cariz tradicional dos instrumentos e das vozes do grupo Canto D’aqui, o concerto conta também com a participação do cantor português João Afonso, da cantora galega Uxia, e do grupo galego Vozes do Arrieiro. Jaime Torres prespetiva um “concerto memorável”.
O festival decorre até 27 de fevereiro e tem ainda como destaque uma noite de fado convergente, com Maria do Ceo, que nasceu em Portugal e cresceu na Galiza.
