Juntos por Braga com mais eleitos numa Assembleia Municipal dividida

A coligação Juntos por Braga foi a força política que conseguiu eleger mais deputados para a Assembleia Municipal de Braga. Foram 11 os eleitos na lista liderada por Fernando Alexandre, menos cinco membros do que em 2021. O Partido Socialista elegeu dez, menos três.
O movimento Amar e Servir Braga, que se estrou nestas eleições, elegeu sete deputados municipais e o Chega mais do que duplicou o número de eleitos, passando de dois para cinco.
A IL também vê reforçado o número de eleitos e Bruno Machado passa a ter a companhia de mais três liberais. A CDU perde terreno neste órgão, com a eleição apenas de Sandra Cardoso, ou seja, menos dois eleitos. O Bloco de Esquerda desaparece mesmo da Assembleia Municipal, perdendo os dois eleitos de 2021.
O Livre viu reforçada a votação, que passou de 0,74 % (696 votos) para 2,24 % (2.407 votos), chegando mesmo a superar os votos dos bloquistas mas, ainda assim, não foi suficiente para eleger.
Num olhar para as freguesias, o PS elegeu 17 presidentes de junta, a coligação PSD/CDS/PPM elegeu 12 e as candidaturas independentes conquistaram 8 freguesias.
