Feira do Livro de Barcelos celebra 40 edições com novos espaços

Abre portas às 16h00 desta sexta-feira a Feira do Livro de Barcelos que contará na edição 40 com mais de 70 expositores, editoras e alfarrabistas e dois novos espaços, um deles dedicado à leitura e outro aos peregrinos de Santiago. Mia Couto, Pedro Chagas Freitas, Álvaro Laborinho Lúcio, Rita Ferro e Pedro Lamares são alguns dos nomes que vão passar pelo certame literário que este ano não terá a concorrência da Feira do Livro de Braga.
O evento cultural prolonga-se até 9 de julho em três zonas do centro da cidade: Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais.
Elisa Braga, vereadora com o pelouro da Cultura, antecipa uma edição com “grandes nomes” da poesia, da escrita, da composição e escrita para música. A agenda deste ano conta ainda com conversas e uma mesa de debate dedicada aos 40 anos da Feira do Livro de Barcelos. “Temos música, poesia, literatura, ciências sociais e muitos motivos para passarem pela feira do livro”, desafia.
A edição 40 da Feira do Livro de Barcelos apresenta mais de 70 livreiros, editores e alfarrabistas. Na edição de 2023, o município de Barcelos optou por disponibilizar dois novos espaços para as pessoas poderem parar e ler com obras disponíveis para consulta. Nesta época do ano são muitos os peregrinos de Santiago e também por essa razão, a autarquia disponibiliza um espaço com mesas e cadeiras para os peregrinos. O próprio evento literário dedica um dia da sua programação a esta vertente.
Antecipando uma Feira do Livro de “sucesso”, Elisa Braga admite que além da qualidade do programa preparado e dos escritores convidados, esta 40ª edição poderá acolher mais público do que as anteriores por ser a única a decorrer nesta altura na região. Recorde-se que em edições recentes, a Feira do Livro de Braga decorria em simultâneo, cenário que se altera em 2023 com a opção da autarquia bracarense por um festival literário a acontecer apenas em novembro.
Este ano, a componente de animação infantil da Feira do Livro “sai reforçada”. Além das atividades permanentes diárias, como Ludoteca, Caixa das ideias “Faz tu mesmo!”, Cantinho da leitura, Desenhos para colorir e Mural de pintura, destacam-se, ainda encenações, conversas com escritores, pinturas faciais, oficinas de música, jogos de tabuleiro, e ateliê de barro.
À semelhança de anos anteriores, a Feira estará aberta ao público de segunda-feira a domingo, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira, das 17h00 às 00h00; de sexta-feira a domingo, das 16h00 às 00h00.
