FCT garante reembolsos às universidades até ao final do ano

A presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia garante que todos os reembolsos às universidades serão pagos até ao final do presente ano.

À margem da inauguração do MIRRI – Infraestrutura de Investigação em Recursos Microbianos, no campus de Gualtar, Madalena Alves não escondeu as dificuldades financeiras que o novo conselho diretivo encontrou a 1 de julho, data da tomada de posse, na agência financiadora. “Este conselho diretivo deparou-se com problemas de sustentabilidade financeira e um hiato entre compromissos assumidos e disponibilidade financeira”, declara.

A presidente realça que toda a equipa está a trabalhar no sentido de resolver esta situação e compromete-se a regular a situação junto das universidades e politécnicos. 

“Nós reunimos, na última semana, com os reitores das universidades, politécnicos e com a associação dos investigadores para dar nota que até ao final do ano todos os reembolsos no âmbito de projetos de investigação ou propinas serão liquidados”, garante. 

A responsável frisa, aos microfones da RUM, que apesar das dificuldades financeiras, a FCT nunca deixou de apoiar os investigadores bolseiros.


Recorde-se que o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, alertou esta semana, para o valor recorde de reembolsos em falta. No total são 20 milhões de euros, sendo que entre os maiores incumpridores estão a AICEP, ANI e FCT.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv