FCT deve quase 5 ME à Universidade do Minho

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) deve quase 5 milhões de euros à Universidade do Minho. As dívidas da FCT a instituições de ensino superior e de investigação científica ascendiam, em junho, a 98,7 milhões de euros, revelou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

O balanço consta de um documento apresentado pelo ministro Fernando Alexandre. A maior dívida é à Universidade do Porto, no valor de 8,8 milhões de euros, seguida da Universidade de Aveiro (8,7 milhões de euros), Universidade de Coimbra (8,4 milhões de euros), Universidade Nova de Lisboa (7,4 milhões de euros) e Universidade do Minho (4,9 milhões de euros).


Cerca de 43 milhões dos mais de 98 em dívida, dizem respeito a atrasos com mais de seis meses. 

Há ainda 25,1 milhões de euros entre três e seis meses e 30,6 milhões de euros entre um e três meses.


Sem se referir às dívidas, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, defendeu que  a FCT deve ser “muito mais previsível” e que o atual modo de funcionamento “não é aceitável”. 

“A FCT tem de ser mais previsível na sua atividade que é fundamental para a ciência em Portugal. Tem de ser mais previsível nos prazos de abertura de concursos, na publicação de resultados. Tem de ser mais previsível no pagamento às instituições do sistema científico e tecnológico que veem muitas vezes a sua atividade prejudicada pelos atrasos”, disse na altura Fernando Alexandre, que considerou inaceitáveis os atrasos nos pagamentos às instituições.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv