FCP e SLB nas meias-finais da Taça de Portugal

FCP e Benfica estão nas meias finais da Taça de Portugal. Os azuis e brancos eliminaram o Varzim com um triunfo por 2-1 no Dragão. Académico de Viseu ou Canelas 2010, uma destas equipas será o próximo adversário.
Num jogo com poucas oportunidades até aos 20 minutos, o FC Porto voltou a acercar-se da baliza varzinista por Manafá. Boa iniciativa individual do lateral e remate forte, a passar por cima da baliza de Ismael.
Até que perto da meia-hora, o FC Porto adiantou-se no marcador. Boa incursão do ataque portista pelo lado direito do ataque, cruzamento atrasado para Otávio, e o passe do brasileiro de calcanhar para Soares culminou na festa azul e branca.
Aos 36 minutos, o Varzim chegou ao empate. Na única oportunidade que a equipa de Paulo Alves teve, Hugo Gomes bateu de forma irrepreensível um livre direto que Diogo Costa não conseguiu parar.
Festa do Varzim no Estádio do Dragão, com a equipa da II Liga a ser a primeira a marcar um golo ao FC Porto nesta edição da Taça de Portugal.
No entanto, o golo da vantagem portista estaria para vir. Livre direto marcado pelo lado esquerdo do ataque da equipa de Sérgio Conceição. Sérgio Oliveira bateu para o interior da área e Marcano atacou o esférico, cabeceando para o fundo das redes de Ismael.
Na segunda metade, a partida teve menos oportunidades, com o Varzim a tentar chegar à baliza de Diogo Costa. No entanto, só aos 65 minutos, houve um lance digno de registo. Soares rematou muito por cima da baliza de Ismael.
Três minutos depois, o Varzim teve um cabeceamento tímido à baliza do FC Porto. Até ao fim da partida, destaque para livres de Sérgio Oliveira e Alex Telles, com o brasileiro a estar perto do terceiro golo do FC Porto.
Benfica sofreu para vencer o Rio Ave por 3-2. Esteve por duas vezes em desvantagem mas conseguiu dar a volta no marcador. A equipa de Bruno Lage espera agora por Paços de Ferreira ou Famalicão.
A partida começou da pior maneira para a equipa da Luz. Falta de Rúben Dias sobre Taremi e no consequente livre direto, Lucas Piázon bateu Zlobin sem apelo nem agravo.
O Benfica tentou responder por Chiquinho que Paulo Vítor a fazer uma boa defesa a um remate forte. Aos 13 minutos, Cervi empatou. Assistência de Chiquinho para o argentino que finalizou entre o guarda-redes e o poste.
À meia-hora de jogo, o lance polémico da partida. O Benfica pediu grande penalidade sobre Chiquinho e no contra-golpe, Taremi fugiu a Ferro e cabeceou a bola por cima de Zlobin voltando a colocar o Rio Ave em vantagem.
Perto do intervalo, Cervi esteve perto de bisar mas Paulo Vítor evitou o golo encarnado. Logo a seguir, Taremi, numa boa jogada coletiva, rematou por cima da baliza de Zlobin.
No começo da segunda parte, o Rio Ave tentou controlar o resultado tentando apanhar o adversário em contrapé mas Bruno Lage promoveu a entrada de Seferovic (para o lugar de Ferro, Weigl baixou para central) que mudou o rumo do jogo.
Aos 64 minutos, Rúben Dias, subido no meio-campo do Rio Ave, cruzou para a área da equipa de Carlos Carvalhal, Vinícius cabeceou e assistiu o internacional suíço para o golo do empate. Primeiro toque do jogador do Benfica na bola que redundou no golo do clube da casa.
Poucos minutos depois, boa jogada de Tomás Tavares pelo lado direito com um passe picado para Pizzi. O jogador do Benfica, já na linha, conseguiu o cruzamento que teve a melhor finalização por parte de Seferovic que bisou e colocou a equipa da Luz pela primeira vez em vantagem.
O Rio Ave não se deu por vencido e Tarantini assistiu Bruno Moreira, que à entrada da área, rematou forte mas por cima da baliza de Zlobin. Até ao fim da partida, destaque ainda para um remate forte de Chiquinho que embateu na trave dos postes de Paulo Vítor.
RTP
