“Fazer Presente”. O projeto que aproxima gerações através do teatro

“Fazer Presente – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional” é o nome do projeto que procura aproximar os jovens estudantes e ex-estudantes de Teatro da UMinho à população idosa do concelho de Guimarães. 

Promovido pela Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), o projeto arrancou há um mês e prolonga-se até 2023, tendo como meta juntar cerca de 85 estudantes e 40 a 50 seniores. “Fazer Presente” é uma continuidade do projeto vencedor de um Orçamento Participativo de Guimarães,  “Então Vamos”, desenvolvido “há seis anos, na freguesia de S. Torcato”, que tem potenciado o envolvimento social da população mais idosa e isolada do concelho através das artes performativas, sendo mais uma arma no combate ao isolamento de pessoas com mais de 65 anos.

Em entrevista à RUM, o diretor pedagógico do projeto e professor de Teatro no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da UMinho, Tiago Porteiro, explicou que se trata de “um projeto de seniores em cruzamento com alunos e ex-alunos do curso de Teatro da UMinho”, sendo que “os ex-alunos serão envolvidos progressivamente enquanto monitores destes dois novos grupos de teatro sénior que se quer criar no concelho de Guimarães. Na altura em que há uma unidade curricular chamada ‘Teatro e Comunidade’ os alunos têm contacto com estes dois grupos”. “É um dos projetos de referência a nível nacional sobre a relação entre a arte e a inclusão social”, acrescentou. 


As instituições já tinham as bases e lançaram uma candidatura à iniciativa “Partis & Arts for Change”, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação la Caixa, que apoia projetos que visem demonstrar o papel que as artes podem desempenhar nos percursos de integração e na construção de comunidades mais justas e coesas. O “Fazer Presente” foi um dos 16 projetos selecionados de uma lista de mais de 130 candidaturas em Portugal.


Jovens e seniores vão interagir através das dinâmicas que a arte promove

O projeto será “alimentado” por uma componente de investigação (documentação e análise), assegurada pelo Núcleo de Investigação em Estudos Performativos, que está integrado no Grupo de Investigação em Estudos Artísticos do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho. Além de documentar e criar vários outputs do projeto (livros, manuais de trabalho, artigos científicos), este núcleo colaborará na realização da conferência sobre artes e inclusão social para integrar o seminário final, uma mostra artística com a apresentação dos trabalhos realizados. Manuela Ferreira será a responsável pela área artística e a ex-aluna Gabriela Nunes será responsável pela área social.

Jovens e seniores vão interagir através do teatro, mas também de todas as dinâmicas que esta arte promove, desde “a escrtita, criação de figurinos e cenografias, ou a música”. 

O plano de atividades no âmbito da formação organiza-se em ciclos de um semestre e um trimestre, de forma a coincidir com as atividades letivas dos alunos e os ritmos e metodologias de criação do “Então Vamos!”. A formação baseia-se numa pedagogia que propõe aos alunos e ex-alunos de Teatro um modo participativo de tomar contato com um novo campo de estudos de intervenção artística e especialização profissional.

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Liliana Oliveira
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