“Faz-me sentido que os investigadores possam ser também docentes”

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, considera que os investigadores devem ter “trabalho docente”, nas instituições de ensino superior. “A legislação alterou-se recentemente nessa matéria, sempre fui defensor da existência de um corpo de investigadores profissionais com expressão dentro da Universidade”, começou por denotar o representante máximo da UMinho.

Para Rui Vieira de Castro, “esses investigadores ganham e ganha a unidade orgânica, se eles forem envolvidos nas múltiplas dimensões”. “Os docentes são, por definição, também investigadores. Faz-me sentido que os investigadores possam ser também docentes”, afirmou.


No entanto, sublinha, “é um trabalho docente que tem que ser bastante mais limitado”. “Ainda assim permite contato, desde logo, com gerações mais novas, permite a captação de novos estudantes de mestrado e particularmente de doutoramento, permite também a testagem dos próprios conhecimentos que vão sendo produzidos, permite esta articulação sempre desejável entre investigação e educação”, argumentou o reitor.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv