Farmácias de Braga promovem campanha de avaliação gratuita da pressão arterial

Identificar casos de pressão arterial e promover hábitos saudáveis. Este é o objetivo da campanha de avaliação gratuita da pressão arterial que vai decorrer em Braga entre os dias 24 de maio e 7 de junho. A apresentação da iniciativa decorreu esta segunda-feira, nos Paços do Conselho.
A campanha decorre no âmbito das comemorações do mês do coração e para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, patente a 17 maio. Uma das organizadoras da campanha, a farmacêutica Narcisa Dias, sublinha que a iniciativa, que decorre pelo segundo ano consecutivo, é dirigida aos bracarenses maiores de 18 anos, sem diagnóstico de hipertensão, que não tenham diagnóstico para a doença.
Narcisa Dias aponta que a hipertensão é uma doença crónica, que afeta mais de um terço da população adulta, “muitas vezes silenciosa, que pode evoluir para complicações graves, com risco elevado de morte”. Por isso, vinca que a “deteção precoce é tão importante”. Na campanha do ano passado, avança foram realizados 570 rastreios, sendo em 140 identificado casos de pessoas com pressão arterial elevada.
Já a representante da Associação Nacional de Farmácias, Diana Amaral, adianta que este ano, 26 farmácias fazem parte da iniciativa, o que possibilita que todos tenham “na área de residência” uma farmácia onde poderá fazer o rastreio. Além das ações nas farmácias, a 24 e 31 de maio a inciativa decorre também no Mercado Municipal de Braga, entre 9h00 e 13h00.
De acordo com a vice-presidente do Município, Sameiro Araújo, esta ação vai ao encontro da política da autarquia na promoção da saúde pública e representa “uma oportunidade de sensibilizar os cidadãos para a importância de monitorizar a sua pressão arterial e adotar estilos de vida saudáveis”. Adianta ainda que os casos que forem identificados recebem uma carta para ser enviado para o médico de família.
