Famalicão vai recrutar 10 agentes para a Polícia Municipal

Ao longo do próximo ano, o Município de Vila Nova de Famalicão vai recrutar 10 novos agentes para a Polícia Municipal. A decisão surgiu de uma reunião entre o autarca famalicense e o Secretário de Estado da Administração Interna.
Aos jornalistas, no final da reunião do executivo municipal da última quinta-feira, Paulo Cunha confessa estar “preocupado” com a falta de investimento na segurança nacional, nomeadamente, no que diz respeito à formação e reforço das equipas da GNR e PSP. Situação que explica os “problemas ao nível da segurança”, no país. Com este concurso o município dá um contributo para a região que, contudo, não substitui uma acção ao nível das políticas nacionais.
A contratação de novos agentes para a Polícia Municipal surge, assim, como uma resposta activa ao desinvestimento nacional na segurança. Na óptica do edil, a autarquia está a criar condições para fomentar a “sensação de segurança junto do comércio, escolas e instituições”. Estes operacionais terão também um papel importante na regulação do trânsito automóvel.
Paulo Cunha frisa que os agentes da Polícia Municipal “não vão substituir os agentes em falta na GNR e PSP”, visto que não está ao alcance do Município a sua contratação.
A Polícia Municipal iniciou funções em Fevereiro de 2004. Atualmente este corpo de segurança municipal conta com um comandante, 19 agentes de Polícia Municipal, um funcionário administrativo e um técnico superior.
