Famalicão vai devolver parte do IMI aos jovens com baixos rendimentos

O Município de Vila Nova de Famalicão vai devolver parte do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aos jovens até aos 35 anos com baixos rendimentos e que pagam pelas suas habitações próprias. A medida foi anunciada pelo autarca Mário Passos, durante a cerimónia do 25 de abril, na Assembleia Municipal de Famalicão, onde participou o seu presidente, Nuno Melo. A proposta será apresentada ao executivo municipal em breve.

A juventude foi o foco de intervenção do autarca. “Os jovens são o futuro que não podemos hipotecar. Pelo contrário, temos que o abrir, tal como o fizeram os revolucionários de Abril em relação às gerações que lhes sucederam”. Preocupado, Mário Passos assegura que vai criar “condições para a sua fixação no concelho e para o desenvolvimento dos seus projetos de vida”. Por isso, adiantou, “estamos a trabalhar também na possibilidade de disponibilização, aos jovens, de lotes de terreno municipais com projeto de construção aprovado, bem como outras medidas direcionadas para a fixação e atração da juventude”.

A residência para estudantes universitários, cuja construção vai começar em breve no centro da cidade, os novos equipamentos desportivos, como o Centro de Atletismo que já está em concurso público, os apoios às companhias artísticas, a política ambiental – como o Roteiro para a Neutralidade Carbónica, o Plano para as Alterações Climáticas, entre outros -, e as novas e inovadoras salas de estudo na Estação Rodoviária de Famalicão, foram algumas outras medidas elencadas pelo edil, para reforçar o seu compromisso com o futuro e com as gerações mais jovens.

“Para nós, o 25 de Abril é todos os dias. Não pode ser de outra forma! O passado é muito importante, mas não podemos viver à sombra da História”, referiu Mário Passos, anunciando ainda a criação de uma Comissão Executiva para as Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, que se celebram no próximo ano.

“Será constituída por cidadãos de reconhecida autoridade histórica e cívica de Famalicão, para que celebremos no concelho meio século de liberdade com a real importância que a data sugere, atualizando os valores e princípios democráticos da nossa comunidade”, adiantou.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Musicodependência
NO AR Musicodependência A seguir: Terra Pura às 16:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv