Famalicão tem um novo Centro de Recursos Educativo e Desportivo

A partir de Setembro, os cidadãos famalicenses com necessidades especiais vão poder contar com uma nova resposta para lá da actual oferta educativa e desportiva. A autarquia apresentou esta segunda-feira, dia 20 de Julho, o novo Centro de Recursos Educativo e Desportivo de Famalicão, estrutura que ficará instalada no CIIES – Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior, nas antigas instalações da Didáxis de S. Cosme, e que se assume como uma nova ferramenta ao serviço da promoção da inclusão e da igualdade.


Na área do Desporto, a criação deste novo centro vai permitir uma evolução no trabalho efetuado até agora pela autarquia no âmbito do Desporto Adaptado. 


Com a criação desta nova estrutura, os clubes interessados na promoção de secções de desporto adaptado poderão depois seguir e recrutar potenciais atletas afetos a este Centro de Desporto Adaptado, numa perspetiva de especialização dos mesmos para a competição federada.

Já na área da Educação este centro pretende, sobretudo, ser mais um meio para o desenvolvimento de competências e capacitação dos jovens e adultos com necessidades especiais através da implementação de respostas terapêuticas diferenciadas e multidisciplinares articuladas com as escolas e demais instituições do concelho.

Ao nível da intervenção terapêutica destaque, por exemplo, para a criação de uma sala de Snoezelen de características únicas no concelho, de uma sala de integração sensorial e de gabinetes técnicos de fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, cuidados de saúde primários, nutrição e desporto adaptado.

A qualificação é outro dos eixos de intervenção do Centro de Recursos Educativos. Será neste espaço, que já acolhe os alunos do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, que decorrerão as ações de formação promovidas pela ACIP através do PRIVE – Programa de Reabilitação Inclusivo para a Vida Pós-Escolar.

Para o presidente da Câmara Municipal esta é mais “uma ferramenta ao serviço da mobilidade social e da discriminação positiva” no concelho.

“Queremos que a condição de partida não tenha uma influência decisiva na condição de chegada e com a criação deste Centro estamos a criar condições para que cada um possa ser aquilo que resulta do seu mérito e da sua ação”, referiu Paulo Cunha.

O autarca fala numa resposta que tem o “conforto da comunidade”, uma vez que é desenvolvida em contexto de parceria com muitas instituições da área da educação, entre as quais a Universidade do Minho e a Universidade do Porto, da área social, desportiva e de participação cívica.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv