Famalicão mantém-se como concelho mais exportador da região norte

O município minhoto continua também no top-3 a nível nacional.

Vila Nova de Famalicão voltou a ser o concelho com o maior volume de exportações do norte do país. De acordo com o Anuário Estatístico relativo a 2019, editado pelo Instituto Nacional de Estatística, o município minhoto ocupa também a terceira posição a nível nacional, atrás de Lisboa e Palmela.

O total de vendas para o exterior do país por parte das 15 mil empresas famalicenses foi de 2,03 mil milhões de euros, enquanto as importações cifraram-se nos 1,12 mil milhões. Fazendo menção à balança comercial, cujo saldo ronda os 915 milhões euros, o vereador da Economia destaca “a contribuição que o concelho dá para a riqueza e economia nacional”. “Vila Nova de Famalicão continua com pujança económica. Há diversos setores em que o concelho é líder a nível nacional e, em alguns casos, a nível mundial”, acrescenta.

Os dados agora conhecidos são referentes a 2019. Em relação a 2020, Augusto Lima alerta, em declarações à RUM, que foi “um ano em queda” devido à pandemia, referindo que “várias empresas diminuíram o volume de faturação entre 10% e 20%”. Ainda assim, o responsável autárquico, explicando que os números variam de setor para setor, adianta que existiram outras sociedades económicas a “melhorarem os seus resultados líquidos”.

“Apesar das dificuldades, continuamos de forma resiliente e empreendedora a fazer face a todos os desafios que temos pela frente”, enaltece, acreditando que Vila Nova de Famalicão vai manter o estatuto que tem a nível regional e nacional.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv