Famalicão mais do que duplica valor investido em cheques veterinários

A Câmara de Famalicão mais do que duplicou o valor investido nos cheques veterinários, para esterilizar animais que sejam adotados ou que pertençam a famílias carenciadas.

A iniciativa começou em 2018 e resulta de um protocolo entre a autarquia e a Ordem dos Médicos Veterinários sobre o programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco.

Anualmente, eram investidos 15 mil euros para criar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização. Em 2021, o valor sobe para 45 mil.

O executivo aprovou por unanimidade, esta quinta-feira, a renovação do protocolo.

Pedro Sena, vereador com o pelouro da defesa dos animais, explica que face à situação pandémica 2020 foi um ano atípico. “No início houve mais abandono, depois diminuiu. No caso das adoções, inicialmente diminuiram, mas depois começamos a ter números interessantes”, afirmou. Foram adotados 558 animais, 374 dos quais recorreram ao cheque veterinário. De acordo com o vereador, a ajuda não foi utilizada em todas as adoções por dois motivos: “há animais muito pequenos e, portanto, não podem ser esterilizados; há um grupo de associações que além de adotarem têm no seu corpo veterinários, que fazem esse serviço”.

Os 15 mil euros, revelou, “ficaram aquém” e, por isso, foi necessário um reforço, no entanto, por não se saber como vai ser o presente ano, a autarquia deu margem para um investimento até 45 mil euros.

O ano de 2020 foi atípico e “estranho”, mas o número de adoções acabou por não ser muito diferente do de outros anos. Por exemplo, o mês de Agosto, habitualmente, é por excelência um período propício ao abandono. No entanto, o ano passado “não houve tanto”. Ainda assim, em algumas noites de 2020 chegaram a ser recolhidos “mais de 30 animais”. “Neste momento, temos disponíveis para adoção umas dezenas de animais”, adiantou.

O objetivo deste cheque é incentivar a adoção de animais que se encontram no Centro de Recolha Oficial de Famalicão, prestando apoio na vacinação, desparasitação e esterilização.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio Aurora - A Outra Voz
NO AR Rádio Aurora - A Outra Voz A seguir: Cá Estamos às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv