Famalicão integra Rede de Municípios com Qualidade de Vida

Vila Nova de Famalicão integra a Rede de Municípios com Qualidade de Vida, que é lançada, esta terça-feira, pelo Instituto de Tecnologia Comportamental. O objetivo é ajudar as câmaras a “medir, implementar e avaliar” a qualidade de vida dos seus munícipes.
A intenção é avaliar e monitorizar, em conjunto com as câmaras municipais da rede, 13 domínios que considera essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos: educação; saúde; serviços públicos; cultura, lazer e desporto; mobilidade e transportes; segurança; turismo; urbanismo e habitação; bem-estar; ambiente; comunidade e participação cívica; emprego e economia.
Para avaliar estes domínios, o INTEC irá analisar um conjunto de componentes objetivas, incluindo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), para saber valores como o número de médicos, de professores ou de centros culturais no município avaliado, enquanto a nível subjetivo será feito um inquérito a uma percentagem da população para saber a satisfação da mesma com cada um dos domínios analisados.
A “Rede de Municípios com Qualidade de Vida” já conta com nove municípios – Famalicão, Lagoa, Pombal, Condeixa, Trofa, Vila Verde, Vila Nova de Gaia, Arronches e Velas – e o INTEC prevê que este número aumente até ao final do primeiro semestre do próximo ano, uma vez que existem concelhos ainda em processo de adesão à rede.
Os municípios que se tornem parte da rede receberão um selo “Membro da Rede Municípios com Qualidade de Vida” e vão participar no “Fórum Anual de Práticas Municipais de Qualidade de Vida Local”, na qual haverá a partilha das boas práticas incorporadas nesse ano no município, dados que serão também divulgados ao público a nível local e nacional pelo INTEC.
c/Lusa
