Famalicão estabelece protocolo com cidade chinesa de Binzhou

Os autarcas de Vila Nova de Famalicão e de Binzhou assinaram esta quarta-feira um memorando de entendimento. A cerimónia, que decorreu em formato digital, foi transmitida a partir dos salões nobres de ambos os municípios.
O protocolo pressupõe mecanismos de intercâmbio e cooperação em várias dimensões, desde o comércio ao têxtil, passando pelo agroalimentar, pela metalomecânica, pelo automóvel, pela saúde, pela economia circular e pelo investimento. Além disso, o vereador da Economia e da Internacionalização da Câmara Municipal de Famalicão explica que se pretende “reforçar os laços culturais através da ligação entre as pessoas e as sociedades de ambas as cidades”.
“Queremos consolidar relações bilaterais em todos os domínios e a promoção da indústria do turismo como setor fundamental do desenvolvimento económico é uma atividade importante para estreitar a relação entre os habitantes de ambas as cidades”, acrescenta Augusto Lima. No que diz respeito ao desporto, o documento denota a intenção de serem promovidos intercâmbios, especialmente nas modalidades de futebol, atletismo e ténis de mesa.
A governança, através do “estabelecimento de contactos regulares entre os responsáveis municipais de ambas as cidades em áreas relevantes da administração”, é outra das matérias subjacentes ao protocolo. Depositando “grande expetativa” no memorando de entendimento, o autarca Paulo Cunha considera que esta iniciativa vai potenciar “o crescimento e o desenvolvimento de ambos os territórios”.
A delegação de Vila Nova de Famalicão responsável por esta parceria é composta por cerca de 20 pessoas. Leonel Rocha, vereador da Educação e da Cultura, e Mário Passos, vereador do Desporto, juntam-se a Paulo Cunha, a Augusto Lima e a personalidades como Fernando Xavier, presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, e Braz Costa, diretor-geral do CITEVE. Do lado de Binzhou destaque para a presença da famalicense Sónia Guimarães, que trabalha na cidade chinesa, na área do marketing, há quase três anos.
