FAMAFOLK celebra culturas do mundo em Famalicão entre 31 de julho a 3 de agosto

O Festival Internacional de Folclore de Famalicão – FamaFolk regressa ao concelho para celebrar a riqueza da dança e da música tradicional. Entre 31 de julho e 3 de agosto, Famalicão recebe um evento que alia cultura, tradição e diversidade.
Aos microfones da RUM, o diretor do festival, Ricardo Carneiro, ressalta que para esta 5ª edição grupos da Bulgária, Hungria, a Polónia, a República Checa, a Colômbia, o Chile e o México, além também de Portugal, apresentam-se no festival.
Com um programa descentralizado, o FamaFolk arranca a 31 de julho, pelas 21h30, no centro da cidade, seguindo-se a Gala das Freguesias no Adro do Mosteiro de Landim, a 1 de agosto, que recebe pela primeira vez a iniciativa. O encerramento fica marcado para o dia 2, às 21h30, no Parque da Ribeira, em Joane, “freguesia do grupo organizador: Rusga de Joane”.
Para Ricardo Carneiro, o festival consolida-se como uma das principais referências culturais da região, que traz para o concelho “a cultura e musicalidade de várias partes do mundo”. O responsável ressalta que ao “criar um sentimento de união, de comunidade”, tem percebido que os famalicenses têm participado de forma mais ativa da iniciativa. “O grupo da Bulgária, vem através de convite de uma comunidade fixada em Famalicão, de búlgaros”, finaliza.
