Exposição fotográfica referente a 1947 marca abertura das Gualterianas

O programa das Festas da Cidade de Guimarães e Gualterianas arranca esta quinta-feira, 28 de julho, com uma exposição de fotografia, no Largo de São Francisco, a partir das 21h30.
“A RECONSTRUÇÃO – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947” é o tema desta exposição fotográfica, cujo espólio pertence à família do vimaranense João Gualdino Pereira.
De acordo com Catarina Pereira, diretora artística para as Artes Tradicionais d’A Oficina, a família de João Gualdino Pereira “documentou a reconstrução do espaço para a tourada”. “Era um espaço em madeira, que foi incendiado e reconstruído em cinco dias”, detalha.
As imagens patentes na exposição são originais e registam o envolvimento da comunidade. “Em cinco dias aconteceu o que não era possível acontecer. Houve todo um envolvimento de trazer madeiras, das pessoas a fazerem a comida, a colocarem as mesas”, exemplifica a responsável, garantindo que se trata de uma exposição “bastante interessante”.
A organização da exposição está a cargo da Muralha, a Associação de Guimarães para a Defesa do Património.
Catarina Pereira, diretora artística d’A Oficina para as Artes Tradicionais.
Esta sexta-feira tem início a Feira de Artesanato, inserida no cartaz das festas. Recorde-se que o programa das Gualterianas se prolonga até 8 de agosto, noite da Marcha, o momento alto das festas vimaranenses.
A entrevista completa a Catarina Pereira no programa Campus Verbal pode agora ser ouvida em podcast
