Exposição de Kim Gordon no gnration é inaugurada este sábado

O gnration recebe, este sábado, a primeira exposição de Kim Gordon em Portugal. ‘Object Of Projection’ é uma retrospetiva do trabalho da artista norte-americana na última década e vai estar disponível entre 18 de janeiro e 5 de abril, pelo programa de cinema ‘CINEX’ expandido da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura.
Aos microfones da RUM, o curador da exposição, Lawrence English, conta que Kim Gordon explora temáticas relacionadas com a arquitetura, o palco, o corpo, o gesto e a desconstrução da sacralidade hierárquica do objeto. “O que eu acho que o que é realmente interessante no trabalho da Kim é que ele existe em diferentes formatos. Ela interessa-se muito em reconhecer o corpo e a forma como ele se molda em espaços como o palco, um tipo de arquitetura da vida”, diz.
Composta por oito peças, espalhadas pelas galerias e pátio interior do espaço, esta exposição funciona como uma retrospetiva do trabalho visual que Kim Gordon tem vindo a desenvolver ao longo da última década, com especial foco numa série de instalações performáticas em vídeo.
Lawrence acredita que o trabalho de Kim Gordon questiona a forma como navegamos pelos objetos e como nos movimentos no dia a dia, e que “se as pessoas vierem e passarem tempo com os trabalhos, elas vão ter relações surpreendentes com as obras”. “Para mim, a ideia da surpresa é uma das maiores alegria da arte”, conclui.
A entrada é gratuita.
