Exposição ‘Braga Natural’ pretende valorizar e divulgar fauna e flora

A exposição fotográfica ‘Braga Natural’, esta terça-feira inaugurada no Museu dos Biscainhos, pretende promover o património natural do concelho e sensibilizar a população para a importância dos ecossistemas.
No primeiro ano do concurso, em 2021, participaram 28 pessoas, com mais de 200 fotografias. As 50 melhores, incluindo a vencedora ‘Gineta ao luar’, de João Ferreira, passam agora a estar expostas ao público.
O vereador do Ambiente destaca a importância do projeto para a valorização e a divulgação da flora e da fauna do concelho. A iniciativa, realizada no âmbito do programa ‘Oxigenar Braga 2022’, tem o intuito levar os bracarenses “à descoberta da biodiversidade do território”. Por outro lado, alerta que é necessário consciencializar as pessoas de que determinados comportamentos podem “prejudicar os habitats e todo o ecossistema”.
Atendendo a esse cenário, a repetição do concurso nos próximos anos está nos planos do vereador. “Há uma Braga natural que muita gente não conhece e que precisa de conhecer e descobrir”, sublinha Altino Bessa.
Algumas destaa fotografias podem ser vistas no livro ‘Os Bichos de Braga’, que deverá ser lançado em maio. O projeto incide na fauna da cidade e conta com mais de 90 espécies.
