Exportações de vinho verde rendem 38ME entre janeiro e abril

Portugal teve, em 2024, um superavit de 800 milhões de euros no setor do vinho, tendo exportado “muito mais” do que importou. O número foi avançado pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, esta sexta-feira, na sessão de inauguração da 12.ª edição da Vinho Verde Fest. 

“Isto é muito importante para a nossa balança comercial”, acrescentou o ministro, vincando ainda a importância do vinho como fator de atração turística. 

José Manuel Fernandes  apontou ainda, no que diz respeito ao vinho verde em particular, entre janeiro e abril deste ano, Portugal exportou 38 milhões de euros. Ainda assim, o governante acredita que é possível “fazer mais” em termos da promoção e do preço a que é vendido o vinho no estrangeiro. “Em termos de exportação, o vinho verde está a ser vendido a um custo médio de 2,45 euros por litro. Isso não corresponde, na minha opinião, embora haja um ataque ao vinho à escala global, à qualidade do vinho que temos”, explicou


O governante considera que se deve “baixar o nível do ataque que existe ao consumo do vinho”, considerando que este” não traz problemas para a saúde” de ninguém, desde que consumido “de forma responsável e com moderação”.

Na 12.ª da Vinho Verde Fest, marcam presença 33 expositores, com mais de 200 referências de vinho.

Segundo a Associação Empresarial de Braga, a expectativa é vender 20 mil garrafas de vinho, sendo esperado um impacto económico de 350 mil euros.

c/Lusa

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: MundoMix às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv