Executivo aprova voto de pesar pelo desaparecimento de uma das principais testemunhas de Braga do século XX

Foi assim recordado pelo vereador Miguel Bandeira, que ontem apresentou um voto de pesar por António Braga Osório.

O executivo municipal de Braga aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de António Braga Osório, esta segunda-feira. Desapareceu aos 100 anos.

A proposta foi apresentada pelo vereador do Urbanismo, Miguel Bandeira, que destacou o papel deste bracarense como “uma das principais testemunhas de Braga do século XX”. 

Miguel Bandeira salientou o facto de ser uma figura “transversal e consensual, que cruzou gerações, sensibilidades políticas, realidades de vida”. Um cidadão centenário com uma vida “muito rica de memórias” por quem passaram “vastas gerações de estudantes e de professores”, lembrou.

Miguel Bandeira assinalou também o facto de António Braga Osório ter passado por “privações relacionadas com o seu pai e o seu avô, que foram republicanos resistentes ao anterior regime”. 

Dedicou ainda serviço a instituições da igreja de Braga, designadamente a Irmandade de Santa Cruz e a paróquia da Cividade”. António Braga Osório era atualmente o sócio mais antigo do Sporting Clube de Braga.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv