Ex-aluna da UMinho escreve primeiro livro infanto-juvenil sobre Variações

A primeira publicação infanto-juvenil sobre a vida de António Variações foi escrita por uma ex-estudante da Universidade do Minho. Editada pela Novembro e com ilustrações de Patrícia Ferreira, também alumna da academia minhota, ‘Toninho, o Fantástico Variações’ foi apresentado este sábado na Biblioteca Municipal de Amares, concelho onde nasceu o artista.
O lançamento da obra insere-se nas comemorações dos 75 anos do nascimento de António Variações. A autora explica que esta iniciativa surgiu com “a ideia de perpetuar a memória do cantor junto das gerações mais novas e vindouras”. “Da minha geração para cima toda a gente o conhece. Nas gerações mais jovens já não é tanto assim”, refere.
Fabíola Lopes, que integra a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações, explica que “a pessoa que está descrita no livro não é o Variações excêntrico, famoso pelas suas músicas”, mas sim “o António enquanto criança”.
O retrato desse contexto, ou seja, “a forma como cresceu e as experiências que teve até se tornar artista”, é, por isso, o foco desta obra. “Quisemos preceber como é que uma criança de um Portugal rural e profundo e de um família humilde vai muito cedo para Lisboa [12 anos], apesar de ter a referência dos irmãos mais velhos, e chega a Variações”, complementa.
