Évora eleita Capital Europeia da Cultura 2027

Évora vai ostentar o título de Capital Europeia da Cultura em 2027. O anúncio foi feito pelo júri internacional, esta quarta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O município alentejano, que bateu a concorrência de Braga, Aveiro e Ponta Delgada, terá um apoio financeiro de 29 milhões de euros, proveniente de fundos nacionais e europeus. Liepaja, na Letónia, foi a outra cidade escolhida para ser Capital Europeia da Cultura dentro de quatro anos.
Depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012), Évora é o quarto município português a assumir este título.
Durante a sessão, o ministro Pedro Adão e Silva anunciou que as três cidades derrotadas terão a possibilidade de ser Capital Portuguesa da Cultura, entre 2024 e 2026, uma em cada ano. Nesta nova iniciativa, o Governo vai dar um auxílio financeiro de dois milhões de euros.
O presidente da Câmara de Braga parabeniza a cidade vencedora, prevendo que “será importante não apenas para Évora, mas também para o próprio Alentejo”. Ainda assim e apesar de falar de “quatro candidaturas de grande qualidade”, Ricardo Rio considera que o município bracarense “tinha todas as condições para poder ser Capital Europeia da Cultura“.
“Braga pode ter sido prejudicada pela dimensão do potencial transformador, o primeiro critério que a presidente do júri repetiu na sua intervenção. Embora Braga tenha muito para cumprir e trilhar, está num patamar necessariamente diferente da outra cidade”, argumenta.
[Notícia atualizada às 18h28 com as declarações do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio]
