Eurobairro: O projeto que promove a igualdade de oportunidades em Famalicão

Vai na sua nona edição e tem como missão levar a internet e apoiar o estudo de crianças e jovens em risco, em Meães e nos complexos de habitação social da Cal, Lameiras e Bétulas, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Chama-se “Eurobairro” e, nesta edição, conta com 60 participantes, sendo que, no total, beneficia mais de 280 crianças e jovens, dos quais 150 são de etnia cigana.

De acordo com a coordenadora do projeto, Raquel Silva, o objetivo é “desenvolver competências digitais”, sendo que há um técnico que “vai a casa das pessoas, com computadores portáteis”. A iniciativa decorre duas vezes por semana, em cada zona de intervenção.

Segundo Raquel Silva, o projeto, desenvolvido pela PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais e de Ação Socioeducativa e Cultural- , em parceria com o município de Famalicão, a Associação de Moradores das Lameiras, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e os agrupamentos de escolas Camilo Castelo Branco, Dona Maria II e o D. Sancho I, inclui ainda a “escola aberta”, um apoio ao estudo que vai aos bairros dar explicações.

“No período escolar, estamos nas escolas a trabalhar as competências sociais, fora do período escolar temos à disposição animatecas, academias de desportos de rua e um laboratório de informática”, completou.

Para além disso, nas horas de almoço ou ao final de tarde, o técnico vai passando pelas casas, para apoiar as crianças que precisam de ajuda ao nível das competências digitais.

O projeto vai decorrer até setembro de 2026, contando com um apoio de 230 mil do programa Escolhas.

Para o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, este é um projeto fundamental para promover “a igualdade de oportunidades”. “Temos que desenvolver ferramentas para que se suceda cada vez mais e este projeto é um bom exemplo disso, dando um enorme contributo para a inclusão, por forma a que as nossas crianças e jovens de franjas mais vulneráveis tenham acesso à igualdade de oportunidades, nomeadamente o sucesso escolar”, acrescentou.

O projeto inclui ainda atividades de teatro, dança e artes plásticas e, por semana, são 460 horas de intervenção no terreno.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv