ETAR Braga. Parecer da Secretaria de Estado das Florestas está por dias

Deverá estar por dias a publicação do parecer da Secretaria de Estado das Florestas que permitirá o arranque das obras para a construção da nova ETAR do Este. A informação foi dada pelo deputado municipal do PSD, Joaquim Barbosa, em resposta às críticas do PS sobre os atrasos na construção desta nova infraestrutura.


O projeto orçado em 30 milhões de euros contará com o apoio na ordem dos 10 milhões por parte do Portugal 2030, ou seja, não haverá perda de financiamento. O anúncio já tinha sido feito pela Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

“Houve um estudo de impacto ambiental que implicava que fossem implantados uma série de sobreiros e para isso foi necessário a aprovação do Ministério do Ambiente e do Ministério da Agricultura. O parecer do Ministério do Ambiente foi dado e da Secretaria de Estado das Florestas está prestes a ser comunicado”, declara.


O assunto foi abordado na Assembleia Municipal pelo deputado do PS, João Nogueira, que demonstrou “preocupação” com o facto de a empresa municipal prever 35 milhões de euros de investimento, 21 dos quais na nova ETAR e emissário, sendo que os trabalhos ainda nem arrancaram e a AGERE já prescindiu de 9 milhões de euros. 

Saída de Rui Morais da AGERE não passa despercebida.


A saída de Rui Morais da AGERE para o cargo de administrador-delegado da Casa da Música, no Porto, não passou em branco aos deputados da Assembleia Municipal de Braga.

Do lado do PSD, Joaquim Barbosa, realçou a evolução da empresa municipal que hoje “é muito diferente da AGERE que existiu no passado ou no dia em que ele assumiu funções. Além dos elevados índices de rentabilidade económica, financeira e de bons índices de serviço aos bracarenses que fizeram com que a empresa fosse uma referência nacional em termos de eficiência. Nos últimos seis anos, o administrador Rui Morais teve sempre uma grande preocupação com os seus recursos humanos, como comprova o acordo de empresa que estabeleceu com os dois principais sindicatos do país”, sublinhou.

Já do lado do PS, João Nogueira, destacou o facto de o administrador ter demonstrado, ao longo dos anos, abertura para debater os assuntos, contudo, não desperdiçou a oportunidade de criticar, no global a sua atividade na empresa municipal. “É com preocupação que vemos que o Rui Morais, agora que andou a meter água em Braga, vai dar música para o Porto”, refere. Quanto à nova administradora, os votos são que “tenha, pelo menos, a mesma atitude que Rui Morais”. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv