Estudo sobre a imunidade da população portuguesa arranca na próxima semana

O Instituto Nacional Ricardo Jorge está a preparar um estudo para analisar a imunidade da população portuguesa. A novidade foi adiantada esta quarta-feira pelo Secretário de Estado da Saúde na conferência de imprensa diária sobre a evolução da Covid-19.
Os 17 hospitais da rede nacional e os 105 postos de colheita de análises clínicas já foram contactados para participarem no inquérito serológico. De acordo com António Sales, “os materiais para as colheitas de sangue e os questionários para a recolha de dados serão entregues nos locais até ao início da próxima semana”.
Em relação ao mesmo período do ano passado, entre Janeiro e Abril, verificaram-se menos 2.500 doentes operados em cirurgia oncológica, ou seja, menos 15%. Registou-se também uma redução de cirurgias de prioridade normal, neste caso em 25%. Ainda assim, houve um aumento de 7% na cirurgia considerada muito prioritária: “fazendo menos cirurgias de prioridade normal, fizeram-se mais cirurgias com muita prioridade”, explica.
Reabertura das creches. Objectivo da DGS é “tentar conciliar o melhor de dois mundos”
A directora-geral da Saúde voltou a abordar as normas estabelecidas para a reabertura das creches, prevista para segunda-feira. Quanto às queixas que têm sido feitas por creches sobre a impossibilidade de manterem as crianças afastadas na hora do sono, por falta de espaço nas instalações, Graça Freitas refere que foi criada “uma regra muito simples”.
“Deita-se um menino com a cabeça para um lado e os pés para o outro e o menino seguinte ao contrário. Se deitarmos os meninos em colchões seguidos com uma distância determinada, em que as cabeças dos meninos estejam a uma distância de um metro e meio, à partida minimizamos o risco de transmissão de gotículas”, explica.
A directora-geral da Saúde afirma que o objectivo é “tentar conciliar o melhor de dois mundos, ou seja, permitir atividades lúdicas aos meninos, mas com regras”, dando os exemplos de se tirar das salas todo o material que não seja usado, os brinquedos que lá estão serem lavados e desinfectados com frequência ou os meninos não trazerem brinquedos de casa.
