Estudantes reportam à AAUMinho “muitas dificuldades em encontrar casa”

O arranque do novo ano letivo traz centenas de novos estudantes à Universidade do Minho, muitos deles à procura de um quarto para arrendar pelo facto de serem deslocados. A presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Margarida Isaías, revelou esta terça-feira à RUM que a estrutura “tem recebido alguns pedidos de apoio na procura de alojamento”. 

Com alguns contactos, a direção procura fornecer novos dados aos alunos deslocados, mas não só. “Temos também um trabalho de sensibilização explicando os preços do mercado atual para não ser enganados, que é importante fazermos contratos e que podemos ajudar nessas burocracias, se assim entenderem”, explica. Segundo a dirigente, “os preços são ainda mais altos que no ano passado e que os estudantes [deslocados] estão com muitas dificuldades em encontrar casa”.

Alguns novos alunos contactados pela RUM esta terça-feira durante uma atividade promovida pela AAUMinho assumiam precisamente que a escolha da instituição estava também relacionada com a proximidade à residência dos pais, evitando despesas relacionadas com alojamento, as mais pesadas no orçamento familiar. De Guimarães, Amares, Famalicão e Santo Tirso, alguns dos jovens alunos assumem que as distâncias permitem viagens diárias através de transportes públicos evitando gastos relacionados com o aluguer de um quarto.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv