Estudantes prontos para trabalhar em equipa no Senado Académico

Prontos para trabalhar em equipa em prol dos estudantes da Universidade do Minho. Esta foi a mensagem transmitida pelos representantes das duas listas eleitas, esta quarta-feira, no ato eleitoral para escolher os seis representantes dos alunos no Senado Académico, órgão consultivo da academia minhota.


Do universo de 20.032 estudantes apenas 1.251 votaram na plataforma e-votum. O que resultou numa Taxa de Abstenção de 93%.

Joana Fraga, da lista B, reuniu 641 votos, logo consegui eleger quatro representantes. À RUM, agradece a confiança atribuída e esforço feito para participarem neste ato eleitoral, mesmo em férias. A elevada abstenção não surpreende a estudante de Engenharia Industrial, porém frisa que foi registado uma “ligeira subida da participação” da comunidade estudantil.

O objetivo, agora, passa por começar a trabalhar para conseguir aumentar a transparência do órgão, a grande bandeira da lista B. Joana Fraga sublinha que a partir deste momento deixam de existir representantes de listas, mas sim, estudantes em luta pelos direitos e necessidades de toda a comunidade UMinho.

A estratégia, para fazer chegar mais informação sobre os plenários do Senado Académico, passa pelas redes sociais. Bolsas de ação social e saúde mental serão dos primeiros pontos a trabalhar.

Além de Joana Fraga foram eleitos: Francisco Madureira, estudante de Música, Catarina Machado, aluna de Engenharia Informática e Ana Luísa, aluna de Design de Produto. Desta forma, passam a estar representados no Senado Académico alunos de todos os polos da UMinho (Gualtar, Azurém, Couros e Congregados).

Foi “uma pequena vitória da democracia académica”.

A lista A, encabeçada por Rodrigo Dinis, conseguiu eleger dois representantes. Para o aluno do primeiro ano de Relações Internacionais esta é uma “pequena vitória da democracia académica”. A lista A também será representada por Ana Lopes, do segundo ano de Relações Internacionais.

Rodrigo Dinis adianta que o próximo passo será “delinear um plano de ação concreto” com os restantes membros da lista A. A equipa compromete-se a continuar a auscultar a comunidade académica. “Somos representantes dos estudantes não de nós próprios”, afirma.

Lista C vai continuar atenta.


A lista C, encabeçada por Jéssica Valente, não conseguiu eleger nenhum representante para o Senado Académico.

À RUM, Gonçalo Silva, estudante do 1º ano da licenciatura em Relações Internacionais, refere que as “circunstâncias” do ato eleitoral não foram as melhores, visto que os alunos já estão na pausa letiva ou a trabalhar, porém seguem de “cabeça erguida”.

O coletivo regido pelo lema “Dos Alunos para os Alunos”, vai continuar atento às reivindicações dos estudantes da academia minhota.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv