Alunos do concelho de Braga desafiados a criarem ‘Uma Bandeira pela Liberdade’

No âmbito do programa dedicado aos 50 anos da Revolução dos Cravos da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga, em particular com a reconstituição histórica do primeiro comício realizado em Braga, no dia 26 de Abril, foi lançado, esta quinta-feira, o concurso ‘Uma Bandeira pela Liberdade’.


A iniciativa desafia os estudantes do concelho de Braga, do 9.º ao 12.º anos, a criaram uma bandeira que “represente liberdade”. De acordo com Paulo Sousa, coordenador da comissão, o objetivo é “sensibilizar” os mais jovens para o “valor da democracia”, promovendo uma “relação intergeracional”, através do contacto com “aqueles que fizeram oposição ao Estado Novo”.

“Queremos perceber como é que os jovens perspetivam a democracia 50 anos depois de ter sido implementada em Portugal e como é que a perspetivam no futuro”, explica, acrescentando que a intenção é “procurar que os jovens tenham uma visão distinta e que encontrem novos símbolos para os valores da liberdade e da democracia”.



Bandeira vencedora será colocada pelas ruas da cidade

O concurso, que conta com o apoio da autarquia e das juntas de freguesia, prevê um prémio monetário no valor de 1.000 euros. A bandeira vencedora será colocada nas ruas da cidade em direção à Praça Municipal, onde terá lugar a recriação do primeiro comício que está a ser orientada pelo grupo de teatro Malad`Arte.

“Queremos que a bandeira vencedora possa depois engalanar as ruas, formando caminhos da liberdade, no sentido de mobilizar a população para a recriação na Praça Municipal”, salienta.


Por sua vez, Carla Sepúlveda, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Braga, destaca a importância da iniciativa que, na sua ótica, promove a “literacia política”, o “espírito crítico” e a “criatividade”. “A ideia é combater a literacia sobre o que representa a democracia e a liberdade, os valores de Abril, e estamos convencidos que os jovens, também com os projetos que levamos às escolas, ficam mais despertos para toda esta temática”, considera.

 

Os alunos podem concorrer, no máximo, com duas propostas até ao dia 30 de março. Os restantes trabalhos serão alvo de uma exposição num local ainda por definir.


O regulamento está disponível no site da Câmara Municipal de Braga e nas direções dos agrupamentos. 

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv