Estudante de Braga vence prémio europeu de tradução ‘Juvenes Translatores’

Beatriz Henriques, aluna da Escola Secundária de Maximinos, em Braga, é a vencedora portuguesa do ‘Juvenes Translatores’. A estudante, de 17 anos, destacou-se num universo de mais de 3000 alunos de 716 escolas europeias, sendo selecionada por tradutores da Comissão Europeia como a melhor representante de entre os participantes de Portugal.
O desafio consistiu na tradução de um texto entre duas das 24 línguas oficiais da União Europeia, uma experiência desenhada para motivar os jovens a aprofundar competências linguísticas. Beatriz Henriques optou pela tradução de inglês para português, referindo que leu o texto em inglês e tentou traduzi-lo “da melhor maneira para português”.
Recorda que soube do projeto através da professora de Inglês, Carla Machado. O segredo para o sucesso, garante, não passou por uma preparação intensiva de última hora. A aluna, que frequentou o Instituto Britânico de Braga, confiou na bagagem acumulada ao longo dos anos de estudo da língua inglesa e sublinha que foi “descontraída, na desportiva”.
Apesar da confiança no seu percurso escolar, a notícia da vitória foi recebida com surpresa. A jovem admite que, num concurso desta dimensão, o resultado foi “inexplicável” e que “não estava nada à espera” do prémio.
A estudante, acompanhada pelos pais e pela professora, além dos outros 26 vencedores, será convidada para a cerimónia de entrega dos prémios em Bruxelas, que terá lugar a 27 de março de 2026.
